-
Arquitetos: PKB Arquitetura
- Área: 386 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:André Nazareth
-
Fabricantes: Blindex, Deca, Decortiles, Knauf, Luma Iluminação, Lurca, Marcenaria Irmãos França, Marmi e Graniti, Palimanan, Portobello Shop, Tintas Coral, Zanini de Zanine
Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa urbana no coração da zona sul do Rio, em frente ao Parque Jardim Botânico, um dos bairros mais agradáveis da cidade. O terreno da casa fazia parte de uma vila de trabalhadores que aos poucos, com o fim das fábricas no bairro, foi sendo desmembrada e vendida para famílias que construíram casas maiores e mais sofisticadas.
O terreno tem 130m² e a construção 340m² divididos em de 3 andares, ocupando 100% do terreno. O projeto original é do Zanine Caldas e a PKB Arquitetura foi responsável pela reforma de interiores e adequação à nova família, composta de um casal jovem e dois fihos. Em respeito ao projeto original do Zanine Caldas, preservamos toda a estrutura de madeira do primeiro e segundo andar, claraboia na sala de jantar, portas originais de marcenaria, escada corrimão...
Uma das maiores intervenções de arquitetura foi a abertura de um acesso social por dentro do condomínio, uma vez que a casa é de esquina e a primeira da rua que hoje é fechada. Antes o acesso era feito por uma porta estreita voltada para a rua principal, mas que já não era utilizada há tempos já que o acesso principal se dava pela entrada lateral da casa, voltada para o condomínio. A porta original foi mantida, mas na lateral da casa criamos uma ampla escada que chega a uma varanda onde se dá o acesso principal da casa. Essa varanda pode ser totalmente integrada a sala através de portas de correr de marcenaria com réguas de freijó e fechamento de vidro, que conferem a ela privacidade, mas sem vedar completamente a entrada de luz no ambiente.
No terceiro andar, a intervenção de arquitetura foi maior para que adequasse a nova demanda da família por uma área de lazer confortável para receber amigos e familiares. Retiramos um telhado com inclinação de 45 graus para que entrasse mais luz e tivesse maior visão para o jardim botânico. Essa mudança permitiu um pé direito mais alto e mais confortável para a permanência dos convidados, transformando o espaço em uma sala de TV.
As madeiras retiradas do telhado original, foram utilizadas pelo filho Zanini de Zanine para desenhar e executar a mesa de jantar e a mesa de centro. A casa originalmente possuía 4 quartos, no entanto, os novos proprietários não tinham tanta demanda por quartos e preferiram que um deles fosse aberto e transformado em uma sala íntima para toda a família utilizar durante a semana.
O casal, ele advogado e ela historiadora, gostam muito de receber amigos para encontros e festas em sua casa e adoraram a ideia de poder recebe-los com o conforto de uma área de lazer completo em uma casa tão bem localizada na cidade.Foi solicitado pelos proprietários uma casa com cara de casa com espaços, móveis e acabamentos que transmitissem um “conforto sem frescura”, que os espaços fossem convidativos e deixassem todos à vontade para aproveitar os espaços como se fossem deles.